29/12/2014

Feltro na Decoração: Cobras em Feltro









Feltro, onde surgiu?

Pesquisar os materiais que utilizamos em nossos artesanatos é algo que gosto muito, afinal conhecer a origem dos materiais è encantador: E hoje vamos falar do queridinho da atualidade o FELTRO.

 O feltro é um dos produtos mais antigos que temos nos nossos dias, encontramos relatos de uso deste material desde o Egito antigo.

Existem registros da fabricação de feltro na Asia: Mongólia e Turquia: O feltro era utilizado na fabricação de mantas, tapetes, roupas, chapéus e até tendas nômades.

O feltro é considerado um Tecido não Tecido (TNT), pois não é trabalhado com fios entrelaçados e sim em uma massa de fibras compactada, um processo chamado de calandragem.

Este material é um excelente isolante térmico, por isso é utilizado em roupas, calçados e outros materiais.

Por ser um material de fácil limpeza, não necessitando lavagem constante como outros tecidos, o feltro tem tantas opções de uso.

É utilizado como isolante acústico e contra umidade.

O Feltro também é utilizado em indústrias, em diversos seguimentos.

Composição do feltro:

Antigamente o feltro era feito a partir de lã ou pelos de animais, essas fibras eram prensadas por caladrangem. Os pelos de animais mais utilizados eram: Lebre, Carneiro, Castor e Camelo.

Com o passar do tempo passou a ser produzido com fibras sintéticas, em substituição aos pelos de animais.

 

Nossos artesanatos com Feltro

A vantagem do feltro no artesanato é a variedade de cores e espessuras.

A facilidade de trabalhar com ele, que pode ser recortado com tesoura ou a laser.

Pode ser costurado a mão e a máquina, pode ser colado ou ser utilizado com um detalhe em outros trabalhos.

No artesanato encontramos muitas utilidades para o feltro.

Nesta Postagem trago essas cobrinhas lindas trabalhadas com feltro, enchimento siliconado e linhas de algodão. Essas peças foram feitas para compor uma decoração do Pequeno Príncipes que fiz todas as peças com feltro, para um Buffet.

Fazer esse trabalho foi uma farra só, fiquei igual criança brincando com as cobrinhas e as demais peças, o ateliê parecia uma floresta tinha ovelhas, raposas, elefante, elefante cobra e as cobrinhas, é muito bom trabalhar com o que amamos o resultado é esse: peças lindas e cliente satisfeito.

E vocês gostam de trabalhar com feltro, já fizeram algum trabalho grande, como essa encomenda que fiz? Como foi o processo de produção, deixem comentários contando, vamos compartilhar nossos aprendizados e desta forma ajudar outras pessoas a se organizar, quando receber uma encomenda.

Meus amigos vou ficando por aqui, desejo a todos um excelente dia. Bjs fiquem com Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Jornada - Onde Tudo Começou: De Dona de Casa a Empreendedora