20/04/2020

Mascara e Tiara em Tecido


Assim como é importante os cuidados pessoais, a máscara tornou-se fundamental para nossa saúde.


Proteção sempre...




Em tempos de Covid 19, todo cuidado é pouco, por isso resolvi postar umas dicas e logico unir ao artesanato.

O Virus Covid 19


COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019) é uma Doença infecciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 ( SARS-COV-2)
Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e dificuldade em respirar;
Cerca de 80% dos casos confirmados são assintomáticos e a maioria se recupera sem sequelas;
No entanto, 15% são infecções graves necessitam de oxigênio e 5% são infecções muito graves que necessitam de ventilação assistida em ambiente hospitalar;
Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória grave, falência de vários órgãos e morte.

Como ocorre a transmissão?


A doença transmite-se através de gotículas produzidas nas vias respiratórias das pessoas infectadas;
Ao respirar ou tossir essas gotículas podem ser inaladas ou atingir diretamente a boca, nariz ou olhos de pessoas próximas ao doente;
Essas gotículas também podem depositar-se em objetos e superfícies próximos, que podem infectar pessoas que tocar ou pisar nessas superfícies, esta forma de transmissão é menos comum;
O tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é de 2 a 14 dias.

Cuidados e Prevenção


Como se manter protegido?

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão
- Se estiver em local que não pode lavar as mãos use álcool gel
- Ao tossir ou espirar cobrir com o cotovelo ou lenço
- Evitar contato próximo com pessoas, manter distância de 1 metro
- Se puder fique em casa
- Não tocar olhos, nariz e boca, se for necessário lave bem as mãos primeiro
-Não reutilizar máscaras descartáveis
- Descarte de forma correta as máscaras após o uso.
- Em público use mascara descartável ou caseira


As máscaras de tecido


O que diz os estudos sobre o uso das máscaras de tecidos, devemos ou não usar...
Vamos ao que os estudiosos estão pesquisando sobre o tema.
“ A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando em conjunto com parceiros em pesquisas e desenvolvimento para entender melhor a eficácia e eficiência das máscaras não cirúrgicas (as famosas máscaras de tecidos ou caseiras);
Além disso, o organismo internacional está incentivando os países que emitam recomendações para o uso de máscaras em pessoas sem sintomas a realizarem pesquisas com o intuito de obter mais segurança para todos.
A OMS atualizará suas orientações quando obtiverem novas evidencias sobre as pesquisas.
O uso das máscaras caseiras está indicado a todos, como forma de prevenir a contaminação, deve-se levar em conta algumas características: número de camada dos tecidos, se o material utilizado permite respiração adequada, formato da máscara e ajuste da máscara.
A mascará deve cobrir boca e nariz, isso significa ficar bem abaixo da boca, que a pessoa consiga falar sem abrir espaço por baixo da máscara.
Ao usar máscaras caseiras lembre-se de troca-las a cada 2 horas e coloca-las em local seguro como saquinho plástico ou outro coletor se estiver na rua, em casa já coloque em uma solução de agua e sabão esfregue bem, enxague e deixe secar, quando estiver seco passe a ferro, desta forma sua peça estará bem higienizada.

E vamos ao kit proteção x costura criativa


Já que o momento pede cuidados, que tal unir proteção e beleza?
Foi nisso que pensei quando elaborei esse kit com tiara e mascara, afinal ficar passando a mão no cabelo também é uma forma de contaminação.
Eu estou atendendo com moderação, mas estou e meu cabelo toda hora vinha no rosto, por isso fiz um kit para usar na loja e logo virou febre todas as clientes querem...
Bom né!!!!!
Para fazer o kit usei tricoline 100% algodão, a máscara fiz com tecido duplo como recomenda a OMS e a tiara utilizei o mesmo tecido, assim ficou um conjunto charmoso.
Esse da foto não é o meu, esse já fiz para uma cliente com a estampa que ela escolheu, o meu usei tecido com estampa de costura, que ficou super fofo...
Vou deixar aqui as medidas que utilizei para as peças:
Máscara:  2 cortes de tecido de 24 cm comprimento por 17 cm de altura ....  2 cortes de elástico 20 cm cada, após a costura fica com 1,5 cm menor, tanto na altura como no comprimento.
Tiara: 2 cortes de 12 de altura por 32 de comprimento... 1 corte de 6 cm de altura por 25 cm de comprimento, 15 cm de elástico de 3 cm ou o 14 mm duplo (30 cm) .... Tanto a máscara como a tiara utilizei tricoline que você escolhe a estampa do seu gosto.
Para ter esses cantos arredondados nas pontas da tiara eu passei o tecido dobrado no avesso e usei a boca de um copo para arredondar, depois que costurei cortei os excessos e desvirei.
Espero com essas dicas ajudar outras amigas a se proteger e também ganhar um dinheiro extra.
Meus amigos, espero que gostem da dica, reforço o que já vem sendo recomendado fiquem em casa, protejam sua família, que é e sempre será o bem maior que todos nós temos.
Tudo pode esperar, pois com saúde recomeçamos, sem saúde e sem aqueles que amamos a caminhada fica muito difícil, por isso vamos ficar em casa e fazer aquilo que amamos ARTESANATOS....
Desejo a todos um ótimo dia, bjinhos.


Se houver interesse em tecidos, elásticos ou outro material, nos procure no facebook que teremos prazer em atender...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Jornada - Onde Tudo Começou: De Dona de Casa a Empreendedora