19/03/2024

Minha Jornada Profissional no Artesanato: De Metalúrgica a Artesã

 

Olá, meus amigos!

Dando continuidade à sequência de posts sobre minha trajetória profissional, gostaria de compartilhar um pouco mais sobre quem sou e como me tornei artesã.

Quem sou: Me chamo Ednamar, sou mãe de dois filhos, apaixonada por crochê e outras técnicas artesanais. Aprendi a fazer crochê aos 9 anos e tricô aos 13 anos, observando vizinhas, pois meu pai não permitia visitas. A vontade de criar era tanta que, quando finalmente tive a oportunidade, peguei agulha e fio e fiz como se já soubesse fazer por toda a vida.

Os Primeiros Passos no Artesanato: Em 1979, época sem internet e com poucas posses, tínhamos que extrair criatividade das entranhas para produzir nossas peças. Em 1987, casada aos 17 anos e com um filho pequeno, saí da fábrica onde trabalhava e comecei a fazer jogos de toalhinhas de crochê para vender e ajudar em casa. Com o nascimento da minha filha, a produção aumentou, e logo acrescentei os panos de prato com barrados em crochê que oferecia em loja e escolas de pintura em consignação. Passava semanalmente para receber e deixar outra remessa de panos de prato com barrados em crochê coloridos e brancos, cada local tinha uma preferencia.

Transição para a Carreira de Artesã: Em 1996, abriu uma loja de armarinhos no meu bairro, e com incentivo de uma vizinha, comecei a dar aulas de crochê, tricô e bordados nesta loja. Em pouco tempo, as aulas se multiplicaram, e eu me dividia entre várias lojas, melhorando a situação financeira da minha casa.


Novos Desafios e Conquistas: Com o passar dos anos, novas oportunidades surgiram, e precisei delegar os afazeres domésticos para me dedicar mais às aulas e ao meu crescimento pessoal. Em 2000, voltei a estudar, tirei carta de motorista em 2001 e comprei meu primeiro carro em 2002, tudo com o dinheiro dos barrados de crochê nos panos de prato. Sou muito Grata a cada cliente que prestigia meu trabalho.

O Artesanato Como Transformação de Vida: Essa jornada no artesanato não apenas transformou minha vida, mas também a dos meus filhos. Hoje, no Dia do Artesão, quis compartilhar como me tornei artesã e como isso mudou nossas vidas.



Esse tecido tricoline usei para fazer o forro

Clutch em crochê com forro em tecido

Como prometido a cada post teremos um trabalho ou passo a passo para motivar outras amigas a seguir por esse caminho lindo do artesanato. Aqui somente um sugestão, essa peça já faz uns dois anos que fiz, não me recordo se cheguei a postar nesse ou no outro blog.

Hoje, quero compartilhar com vocês essa clutch que fiz em fio de malha, na técnica do crochê com fecho da vovó. Me apaixonei pela combinação do fecho, cor do fio e tecido tricoline escolhido para o forro. E você, o que mais gosta de fazer no crochê ou em outra técnica?

Desejo a todos um maravilhoso dia do Artesão, que cada dia mais sejamos valorizados em nossa profissão: Artesão

Espero que minha história inspire vocês a perseguirem seus sonhos no mundo do artesanato. Até o próximo post! Beijos.

Ficarei feliz em receber comentários de vocês, contando suas historias também.

Nossa Loja Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Jornada - Onde Tudo Começou: De Dona de Casa a Empreendedora