Toalha de Chá para a Pascoa

Blocos Nine Patch

Na postagem anterior postei os blocos de nine patch, como disse essa técnica abre um leque enorme de opções de peças e desenhos, nesse caso fiz o mais comum;
Após montar os blocos de nine patch, hora de escolher os tecidos para continuação da peça, determinar se quero mais claro ou mais escuro;
Como escolhi dois tons opostos para o bloco, um muito claro e outro escuro, fiquei com poucas alternativas para a finalização:
No tecido do bloco escuro tem pequenas cenouras com folhas verdes, o que me deu margem para colocar o verde em volta do bloco e o tecido laranja também escolhi por ser próximo do tom das cenouras e de forro coloquei um tom de bege claro.
E com esses tons consegui formar uma combinação forte para minha toalha de chá;
 Afinal mesmo sendo pascoa teremos um chá da tarde, para saborear todas as delicias que a pascoa pede, claro com muito chocolate.

Quiltando 

E como não poderia deixar de ser a toalha ganhou um quilting feito por mim.

O que é quilter? E qual sua importância no Patchwork?

 O PATCHWORK  é um trabalho feito com cortes de tecidos, sendo que depois de cortar e costurar formando o desenho escolhido ou técnica, vem o momento de fazer o quilting;

O patchwork é usado para fazer colchas, bolsas, tapeçaria, vestimentas, painéis, trilhos de mesa, toalhas de mesa, jogos americanos e outras peças decorativas.
Chamamos de  Patchwork o topo do trabalho, mas pode também ser usado no forro porém em um formato mais simples.
Após fazer o topo da peça, fazemos uma montagem com o topo a manta resinada e o tecido de forro, em seguida vem o trabalho de quilter:

Quilting é a costura feita para segurar as 3 camadas ou o chamado “sanduíche” , que é formado por = topo + manta +tecido forro.

O quilting poderá ser reto ou formando desenhos decorativos e poderá ser feito à mão ou à máquina, utilizando  máquinas de costura doméstica ou a maquina própria para quiltar, são máquinas de braço longo específicas para essa finalidade.

E foi o que fiz na toalha de chá, após montar os blocos menores, definir as demais cores e montar o restante do bloco, foi hora de passar, abrir as costuras, cortar o tecido de forro e cortar a manta:
Com tudo cortado e passado, hora de formar o sanduíche, apliquei na manta cola temporária e em seguida coloquei o tecido do topo, passei bem, virei apliquei cola temporária do outro lado e coloquei o tecido e forro, passei bem alfinetei e fui para a maquina fazer o quilti livre, nas fotos acima da para ver bem o quilti no avesso e direito da peça, nos próximos dias posto a peça já com o viés de acabamento.

Essa toalha eu  vinha planejando fazer tinha um tempo, ainda não terminei, como disse estou fazendo o viés com pontos invisíveis, assim que ficar pronta volto a compartilhar.
  • Forro
Vou me despedindo,com muitos agradecimentos:
Quero agradecer todo carinho e recadinhos que recebo de vocês nas paginas do facebook, nos emails e até em postagens variadas aqui no blog.
Sem vocês o blog não teria sentido, cada postagem, cada visita que faço aos blogs é sempre com o intuito de diminuir nossas distancias.
Desejo a todos um excelente dia, beijos.

Comentários

Maria de Fátima disse…
Está ficando linda. Adorei a escolha dos tecidinhos. Bjs e ótima quarta-feira.
Bom dia, cara Ednamar!
Que belezura! Acho lindo este ponto "Quilt livre", fico encantada quando vejo. :)
Ei, moça!
Tem postagem nova no meu blogue também, passe por lá e confira!
Ficarei feliz com tua visitinha e comentário, sempre tão indispensáveis e gentis.
Te espero por lá, ok?
Tenha um fim de semana supimpa. Abração pra você! :)